Spooks - Adam Carter's Psychological Profile

sábado, 15 de fevereiro de 2014

5 coisas para fazer todas as manhãs e ser mais produtivo


Getty Images
café da manhã
“O exercício aeróbico oxigena o cérebro e diminui o cortisol no sangue”, descreve Luis Fernando Garcia, autor do livro “O cérebro de alta performance” (Editora Gente).


Quando combinada com uma boa noite de sono, a prática de exercícios faz toda a diferença na produtividade, segundo o especialista.
3 Alimente-se
Para encarar o dia, é preciso de energia. Ou seja, café da manhã é indispensável. Afinal, como já diziam sua avó ou mãe, “saco vazio não para em pé”, brinca Garcia. Um cardápio rico em frutas e cereais pode ser uma boa pedida.
4 Coloque coordenadas no dia
Aclamada por especialistas de gestão do tempo, a “ingênua” lista de tarefas do dia é uma "poderosa" ferramenta da neurociência para que seu cérebro não surte no meio do expediente.
“O ser humano não funciona se não visualizar uma saída”, afirma Garcia. “Quando você materializa no papel tudo o que precisa fazer, em vez de circuitos desencontrados, você reduz a ansiedade”.
Em outros termos, a lista de tarefas cumpre o mesmo papel de um mapa recheado de coordenadas para que seu cérebro encontre foco para as horas que estão por vir.
“Quando você sistematiza o dia, o cérebro cria um caminho para como o dia vai funcionar”, diz o especialista.
Não é preciso muito para traçar este roteiro. Liste as atividades que devem ser feitas no dia usando verbos de ação no infinitivo e coloque um parâmetro de tempo para cada atividade. Por exemplo, fazer 10 ligações em 45 minutos.
Depois, eleja uma ou duas tarefas que “farão seu dia” caso as concretize. “Quando a gente conclui uma coisa importante, temos uma leve sensação de satisfação”, afirma Garcia.
Cuidado para não enumerar tudo - ou cair na tentação de fazer de todas as tarefas uma prioridade. Do contrário, seu mapa do dia pode desembocar em mais ansiedade e frustração.
5 Adiante os ponteiros 
Agora, se você, de fato, quer começar a labuta com o pé direito, trate de rumar para o trabalho alguns minutos mais cedo. “Deus ajuda quem cedo madruga”, brinca Fernando. “Se você sai com antecedência, já sai tranquilo”.
Lembre-se: “Trabalho não deve ser agonia. Deve ser satisfação, um local de realizações”, diz o especialista.


STJ - Noticias de 13 de fevereirto de 2014.

Superior Tribunal de Justiça
O Tribunal da Cidadania

20:59 - Luiz Fernando Coelho fala sobre crítica do direito e modernidade no auditório do STJ
20:20 - Ministro Gilmar Mendes toma posse como titular do TSE
09:56 - STJ altera expediente no Carnaval
08:58 - Reconhecimento de suspeição em PAD requer prova de violação da impessoalidade
08:43 - Néfi Cordeiro é indicado para o cargo de ministro do STJ
08:02 - Inclusão de expurgos na liquidação não viola coisa julgada