Spooks - Adam Carter's Psychological Profile

quinta-feira, 6 de março de 2014

TST - Direito do Trabalhador

O cargo de escrituário, por não ser considerado técnico, não é acumulável, de acordo com o artigo 37, inciso XVI, alínea "b", da Constituição Federal.

Leia mais: http://bit.ly/MQrEwo

TST - Direito do Trabalhador

A Associação dos Cotistas de Rádio Táxi Sereia, de Curitiba (PR), foi condenada a pagar indenização a uma ex-empregada por ter publicado um anúncio, por três dias consecutivos, em jornal de grande circulação, convocando-a para voltar ao trabalho sob pena de ser demitida por justa causa.

Confira o caso: http://bit.ly/1jUX3tX

STJ - Exame psicotécnico

Exame psicotécnico não pode ser eliminatório

6 de março de 2014 às 10:20
A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a subjetividade de exame psicológico aplicado em concurso da Polícia Militar do Distrito Federal e confirmou a um candidato eliminado o direito de continuar no certame e ser matriculado no curso de formação.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) reformou sentença que havia negado mandado de segurança impetrado pelo candidato. O Distrito Federal, no entanto, interpôs recurso especial alegando violação dos artigos 267, I; 295, I, parágrafo único, e II; e 535 do Código de Processo Civil (CPC).

O relator, ministro Ari Pargendler, negou provimento ao recurso sob o entendimento de que o exame psicotécnico pode ser utilizado como meio de apurar a saúde mental do candidato, mas jamais para excluí-lo do concurso.

“A aptidão psicológica não pode significar mais do que saúde mental, mas o item oito do edital impôs, na interpretação que lhe deu a autoridade administrativa, uma avaliação psicológica que, para dizer o menos, frustra o direito constitucional de acesso aos cargos públicos”, concluiu o relator.

A notícia refere-se aos seguintes processos: REsp 1404265 http://dlvr.it/54qpwQ

TST - Notícias de 04 e 05 de fevereiro de 2014.

Superior Tribunal de Justiça
O Tribunal da Cidadania

16:45 - STJ Notícias: os destaques da semana no Tribunal da Cidadania 
15:51 - STJ Especial: Justiça busca garantir direito à morte digna 


06:00 - STJ Especial 25 Anos: a importância dos acordos de cooperação